Tomás de Aquino

Tomás de Aquino
O boi mudo da Sicília

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O MAIOR SER QUE PODE SER CONCEBIDO

O texto a seguir é o capítulo II da obra Proslogium, de Anselmo de Cantuária (1033-1109). É uma das várias apresentações do seu famoso argumento ontológico pela existência de Deus.




O SER ACIMA DO QUAL NADA MAIOR PODE SER CONCEBIDO


(ou o maior ser concebível).

Deus é o maior ser concebível. Ou não haverá um tal ser? Como diz o salmista: “O tolo disse em seu coração: não há Deus” (Sl 14,1). Uma coisa é, para um objeto, ser no entendimento e outra coisa é entender que tal objeto existe. Quando um pintor concebe aquilo que irá pintar futuramente, ele tem isto em seu entendimento, mas ainda não entende que isso realmente é, pois não foi realizada a pintura. Após ter pintado o quadro, contudo, ele o tem no entendimento e entende que existe, pois ele o fez.

Assim, mesmo o tolo mencionado no Salmo está convencido de que algo existe no entendimento, isto é, o maior ser concebível. Pois quando ele ouve essa expressão, ele a entende. E o que quer que seja que seja entendido, existe no entendimento.

Mas me parece que o maior ser concebível não pode existir apenas no entendimento. Pois, suponhamos que ele existe apenas no entendimento. Ainda assim, seria possível para ele existir tanto no entendimento quanto na realidade. Ora, existir no entendimento e na realidade é melhor do que existir no entendimento apenas. Assim, o maior ser concebível que só existe no entendimento não seria o maior ser concebível afinal de contas.

Portanto, se o maior ser concebível existe apenas no entendimento, então ele não é o maior ser concebível. Mas, obviamente, isto é impossível. Assim, o maior ser concebível (que se pode conceber) deve existir tanto no pensamento quanto realmente.

O maior ser concebível não pode ser concebido como não existente.

Pois, ninguém que entenda o que são o fogo e a água pode conceber que o fogo seja água. Alguém poderia dizer, é certo, as palavras “fogo é água”, mas não poderia entender isso como de fato verdadeiro. Do mesmo modo, ninguém que entenda o que é Deus pode conceber que Deus não exista, mesmo que diga essas palavras em seu coração.

Anselmo de Cantuária (1033-1109)
Proslogium, capítulo II

Seguidores